domingo, 18 de agosto de 2013

Zé Carioca em "Perseguição Robótica"

   Aqui vai o meu mais recente trabalho: "Perseguição Robótica". Com quem? Com quem? Só podia ser com o Zé Carioca!

   Eis uma coisa que vocês devem saber: ele é meu personagem favorito da Disney! O que me encanta nele? É só o jeitão malandro mesmo. Claro, não é algo que deve ser seguido à risca na vida real, já que o papagaio em questão só sabe dar calote. Porém, na mini-série O Destino do Zé Carioca ele pôde entender as consequências de seu péssimo hábito em querer se aproveitar dos demais para alcançar seus objetivos, ao invés de trabalhar meios no intuito de alcançar os fins que se almeja. Não me perguntem como termina a mini-série, porque só li o primeiro dos três volumes. Ah, se alguém quiser comprar essas revistas, lamento dizer que elas foram lançadas na década de 90 e são bem raras de se encontrar.

   Segue a arte.





 Materiais:

- rascunho:
   - lapiseira 0,5 mm com grafite HB (acho que é HB)
   - borracha branca (na verdade branca é apelido, porque ela tá parecendo um carvão de tão escura, e eu continuo pão duro)

- papel: ofício branco tamanho A4

- apoio: prancheta de madeira, já que não tenho mesa especial pra desenho

- canetas:
  -
Pilot Office Pen Hidrográfica Ponta Fina 1,0 mm (para traços finos)
  - Stabilo point 88 fine 0,4 (para traços médios) 
  - Pilot Marcador para Retro Projetor Ponta Média 2,0 mm (para traços grossos)

- escaneamento: 
  - por meio da multifuncional Lexmark X1270, que infelizmente não tem os devidos codecs (acho que é esse o nome) pra funcionar no meu notebook, que tem Windows 7, então eu uso um emulador pro Windows XP dentro do programa VirtualBox
  - tamanho: 600 dpi, a resolução "máxima" dessa multifuncional (coloquei entre parênteses porque o programa exibe até 1200 dpi, só que nunca consegui selecionar essa opção sem travar minha máquina)

- colorização: digital, por meio do MS Paint (sou um cara bem masoquista, já ousaram dizer hahahaha)

- paleta de cores (ZC): me baseei nas cores do Zé Carioca que aparece na capa de algum dos volumes do Anos de Ouro do Zé Carioca

   Algumas etapas:

1. Rascunho





2. Uso da Pilot Office




3. Uso da Stabilo e do Pilot Marcador, onde efeitos de sombra e detalhes são adicionados




4. Desenho escaneado no modo "cinza", depois tem brilho alterado para valor "40" e contraste para "20" no Microsoft Office Picture Manager, vindo a ser aberto no MS Paint e convertido para "preto e branco" nas "Propriedades"



5. Colorização




É isso!

3 comentários:

  1. Esse desenho ficou muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que falta bastante pra melhorar, hein? Quando eu aprender a lidar com Photoshop, minha arte vai dar uma incrementada.

      Excluir
  2. Obrigado, meu amigo! Suas palavras têm me apoiado nessa aventura. E que venham novos desenhos do malandro! haha

    ResponderExcluir